BT Medical - шаблон joomla Скрипты
Higienização

Check-up e destartarização, faça os seus pelo menos uma vez por ano

www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=9
wwwplataformasaudeoral.pt

 

Limpeza dos Dentes

         
Como escovar?

Iniciar a escovagem pelos dentes posteriores (molares), progredindo depois para os dentes da frente (incisivos e caninos). Começar pela superfície externa e só depois passar para a interna.

  Para completar a higiene, os espaços interdentários devem ser higienizados com fita dentária. Se estes espaços forem maiores ou se for portador de um aparelho ortodôntico, recomenda-se a utilização de escovilhões interdentários. Existem escovilhões adaptados a cada tipo de espaço.
Iniciar a escova de forma a que os seus filamentos façam um ângulo de 45º em relação ao dente. Realizar pequenos movimentos horizontais e circulares, no sentido da gengiva para o dente. Escovar os incisivos e caninos colocando a escova na vertical. Deve escovar-se de forma completa um maxilar de cada vez, sem esquecer nenhuma das superfícies do dente.  


Fita dentária

Retire uma porção de fita (cerca de 25cm). Enrole a fita nos 2 dedos médios. Faça deslizar a fita entre os dentes até à gengiva.
Os movimentos devem ser perpendiculares ao maxilar e efectuados em todos os espaços interdentários. Utilizar uma parte limpa de fita para cada espaço.

Terminar com a escovagem das superfícies que mastigam (oclusais), com movimentos de vai e vem. A duração média de uma escovagem deve ser entre 2 a 3 minutos.  
Escovilhões interdentários

Coloque o escovilhão perpendicularmente ao espaço interdentário, ou entre o aparelho e os dentes.

Escove cuidadosamente as zonas necessárias e depois enxagúe o escovilhão em água corrente.

Conselhos para uma boa Higiene Oral

.: Escove os seus dentes 2 a 3 vezes por dia durante, pelo menos, 2 minutos.

.: Limpe também os espaços entre os dentes com fita ou fio dentário e/ou escovilhões, de acordo com as técnicas recomendadas.

.: Escolha uma escova de dentes adaptada e não se esqueça de a substituir de 3 em 3 meses (no máximo).

.: Faça uma alimentação saudável e equilibrada, evitando consumir doces entre as refeições e, se o fizer, escove os dentes logo de seguida.

.: Assegure um fornecimento regular de flúor aos seus dentes através da utilização de um dentífrico com flúor.

.: Não fume.

.: Consulte o seu dentista ou higienista oral regularmente, de 6 em 6 meses, ou de acordo com as suas necessidades.

Fio Dental?



Envolva cerca de 45 cm de fio dentário em cada um dos dedos médios. Segure o fio entre os dedos polegar e indicador, deixando um espaço de cerca de 5 cm entre ambos. Use os polegares para o uso directo de fio nos dentes superiores. Mantenha os mesmos 5 cm de fio dentário e use os indicadores para orientar o fio na limpeza dos dentes inferiores.

Escovilhão



Como escovar?


Disponha os filamentos da escova entre o dente e a gengiva, com um ângulo de 45º.Os filamentos devem estar em contacto tanto com a superfície dentária, bem como com a linha da gengiva.

Escove suavemente a superfície externa de 2-3 dentes mais posteriores, usando movimentos vibratórios horizontais ou rotativos. Avance para o grupo de dentes seguinte e repita os movimentos.